
Romance que marca o fim da carreira de Nathaniel Zuckerman, iniciada com o livro "The Ghost Writer". Mas tudo não passa de ficção. Nathaniel Zuckerman é um escritor que narra boa parte dos livros do escritor americano Philip Roth, tal como "A Marca Humana".
Em "Fantasma Sai de Cena", Nathan retorna à Nova York após 11 anos de completo isolamento nas montanhas da Nova Inglaterra, para realizar uma operação que dará fim à incontinência urinária que o acomete desde que fora diagnosticado com um tumor na próstata. Na cidade, Nathan, reencontra Amy Bellete, a companheira de seu maior ídolo, o falecido escritor E. I. Lonoff, agora velha e doente e conhece o jovem casal de escritores Billie e Jamie e o escritor Richard Kliman, que planeja contar com a ajuda dele para fazer uma biografia de E. I. Lonoff partindo de um escândalo que cerca a adolescência do escritor-mito de Nathan. No contato com essas quatro figuras, Nathaniel tenta restabelecer-se como homem ante o inexorável envelhecimento, a impotência sexual e a desvalor à literatura na Nova York e no mundo contemporâneo.
Curiosidade: essa degradação de Nathan diante do mundo, expressa a visão do autor do livro, Philip Roth, segundo o qual a grande literatura, por falta de público, não existirá daqui a dez anos.
Danilo Thomaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário